BRAVO

BRAVO

Para ti Capitão, Obrigado

RESCALDO FINAL

TEMINOU A ÉPOCA 2007/2008, UMA EPOCA QUE FOI, EM TODOS OS CAPITULOS MUITO PRODUTIVA.

NO INICIO DA EPOCA, ACEITEI UM DESAFIO QUE PASSAVA POR IR TREINAR O SPORTING CLUBE DA CRUZ, CLUBE QUE EU NÃO CONHECIA AS TRADIÇÕES, CLUBE QUE APENAS CONHECIA DEVIDO AO REDUZIDO TERRENO DE JOGO E PELOS JOGOS QUE TINHA FEITO COMO ADVERSÁRIO. NA PRIMEIRA REUNIÃO COM O ELENCO DIRECTIVO DECIDI IMPOR A MIM PROPRIO E À MINHA EQUIPA TECNICA O OBJECTIVO DE SERMOS CAMPEÕES DE SÉRIE E ASSIM CONQUISTAR A SUBIDA DE DIVISÃO DE FORMA DIRECTA SEM TERMOS DE ESTAR À ESPERA DO RESULTADO DA FASE FINAL.

COMEÇAMOS A ÉPOCA COM ESSE OBJECTIVO NA MENTE E DESDE LOGO FOMOS MENTALIZANDO OS NOSSOS JOGADORES PARA QUE FICASSEM MAIS FORTES E MAIS UNIDOS DO QUE NUNCA. JUNTAMOS JOGADORES DE 4 EQUIPAS DIFERENTES (INICIADOS E JUVENIS DO S. C. CRUZ E INICIADOS E JUVENIS DO F. C. CERCO DO PORTO) E O NOSSO PRINCIPAL OBJECTIVO ERA FAZER DESTE GRUPO DE JOGADORES UMA EQUIPA, EQUIPA ESSA QUE NOS PERMITISSE LUTAR PELOS NOSSOS OBJECTIVOS.

FIZEMOS UMA PRE-ÉPOCA A TODOS OS NIVEIS EXCELENTE QUER EM TERMOS DE ENTREGA E ASSIDUIDADE DOS JOGADORES, COMO DE APOIO POR PARTE DOS ADEPTOS E DO ELENCO DIRECTIVO NA PESSOA DO NOSSO DELEGADO.

FIZEMOS 4 JOGOS DE TREINO E VENCEMOS TODOS. DEPOIS VEIO UMA DAS PARTES MAIS COMPLICADAS DA ÉPOCA, A DEFINIÇÃO DO PLANTEL E TER QUE ABDICAR DE JOGADORES QUE PERCEBEMOS TEREM MUITAS QUALIDADES, MAS QUE POR ALGUMAS RAZÕES NÃO PREENCHERAM OS REQUISITOS PARA FICAREM NO PLANTEL DE JUVENIS PARA A ÉPOCA 2007/2008.

O CAMPEONATO ESTAVA À PORTA E FIZEMOS O PRIMEIRO JOGO COM O PROGRESSO EM NOSSA "CASA" NUM JOGO QUE VENCEMOS POR 5 BOLAS A 3, DEPOIS DESSE JOGO TINHAMOS A PRIMEIRA "PROVA DE FOGO" UM JOGO EM VILA DO CONDE COM O PODEROSO RIO AVE, SABIAMOS QUE SERIA MUITO IMPORTANTE CONQUISTAR PONTOS NESTE JOGO, ATÉ PORQUE DEPOIS DESTE JOGO TINHAMOS UMA PARAGEM DE DUAS SEMANAS. VENCEMOS E CONVENCEMOS POR 5 BOLAS A 2. NUM JOGO EM QUE FICOU BEM PATENTE AQUILO QUE QUERIAMOS PARA OCAMPEONATO.

DEPOIS DESTES DOIS JOGOS INICIAIS VEIO UMA DAS PARTES CRITICAS DA ÉPOCA, A PARAGEM DE DUAS SEMANAS, OS JOGADORES COMEÇARAM A FALTAR DEVIDO À AUSENCIA DE COMPETIÇÃO, TIVEMOS DE LUTAR CONTRA ESTA ABSTINENCIA E NÃO PERMITIR QUE O GRUPO SE DESUNISSE DEVIDO A ESTA SITUAÇÃO. BLINDAMOS O BALNEÁRIO E FIZEMOS ENTENDER A TODOS OS NOSSOS JOGADORES O QUÃO IMPORTANTE ERA COMPARECERMOS AOS TREINOS PARA TRABALHARMOS DE FORMA IGUAL. TIVEMOS A PROVA DE QUE A FALTA AOS TREINOS NÃO AJUDA NADA QUANDO NO JOGO COM O LAVRENSE NÃ FOMOS ALEM DE UM EMPATE A UMA BOLA. A PARTIR DAI ARRANCAMOS PARA UMA SERIE IMPRESSIONANTE DE 7 VITÓRIAS CONSECUTIVAS (APENAS IGUALADA PELA EQUIPA DO FOZ) E CONTABILIZANDO 10 JOGOS CONSECUTIVOS SEM PERDER. A PRIMEIRA DERROTA DA ÉPOCA SURGIA NA 13ª JORNADA, NO JOGO COM O S. C. SALGUEIROS, JOGO ESSE EM QUE OS RESPONSAVEIS DA, OUTRA, EQUIPA DE PARANHOS NOS RESPEITARAM E TEMERAM AO PONTO DE COLOCAR OS JOGADORES DA EQUIPA A EM CAMPO. PERDEMOS POR 4 BOLAS A 1, NUM JOGO EM QUE O VENCEDOR É JUSTO, MAS QUE OS NUMEROS SÃO EXAGERADOS.

TINHAMOS DE REABILITAR OS NOSSOS JOGADORES E FOI ISSO QUE FIZEMOS, DANDO UMA RESPOSTA CABAL LOGO NO JOGO SEGUINTE AO VENCERMOS O PROGRESSO POR 4 BOLAS A 1. VOLTAMOS A CRESCER E A ENCETAR UMA SÉRIE DE JOGOS CONSECUTIVOS SEM PERDER. NO ENTANTO NÃO POSSO DEIXAR DE REFERIR AS DIFICULDADES QUE TIVEMOS PARA CONSEGUIR EFECTUAR OS TREINOS PLANEADOS, NÃO DEVIDO À APLICAÇÃO DOS NOSSOS JOGADORES, MAS ACIMA DE TUDO DEVIDO ÁS FALTAS AOS TREINOS QUE ACONTECIAM POR SISTEMA. DURANTE A ÉPOCA NUNCA TIVEMOS MAIS DO QUE 15/16 JOGADORES A TREINAR E NUNCA ERAM OS MESMOS. É MUITO POUCO PARA UMA EQUIPA QUE LUTAVA PELOS LUGARES CIMEIROS DA COMPETIÇAO. TINHAMOS PROGRAMADO A ÉPOCA PARA PODERMOS FAZER A FESTA DA CONQUISTA DO TITULO NO FINAL DO JOGO COM O FOZ, NO ENTANTO NO JOGO COM O PEDRAS RUBRAS EM QUE PERDEMOS POR 3 BOLAS A 2 ONDE MAIS UMA VEZ UMA EQUIPA SE APERCEBEU QUE COM AS ARMAS QUE TINHA NÃO NOS CONSEGUIA VENCER E QUE TIVERAM DE RECORRER AOS JOGADORES DA EQUIPA A... AO FIM DE 13 JORNADAS EM QUE ANDAMOS SEMPRE EM PRIMEIROS E A FALTAR 3 JOGOS PARA O FINAL, CAIAMOS PARA 2º LUGAR A 2 PONTOS DO PRIMEIRO QUE NA ALTURA ERA O F. C. FOZ, LOGO A SEGUIR TINHAMOS O JOGO COM O FOZ E JOGAVAMOS ALI AS NOSSAS "VIDAS", SERIA ESSE JOGO QUE DITARIA O NOSSO SUCESSO OU O NOSSO INSUCESSO. FIZEMOS UM JOGO INREPREENSIVEL E VENCEMOS POR 2 BOLAS A 1, A EQUIPA DO FOZ QUE ASSIM FICAVA A 1 PONTO DE NÓS E FOLGAVA NA SEMANA SEGUINTE, SABIAMOS QUE TINHAMOS 2 JOGOS PARA CONQUISTAR OS 2 PONTOS QUE FALTAVAM PARA NOS SAGRARMOS CAMPEÕES E ENTÃO NÃO FOI POSSIVEL CONTER A FESTA DOS ATLETAS, DIRIGENTES, TREINADORES, ADEPTOS, ASSOCIADOS PORQUE PERCEBIAMOS QUE TINHAMOS CONQUISTADO ALI A SÉRIE. COMO TINHAMOS PREVISTO E OBJECTIVADO A FESTA ESTAVA A SER FEITA APÓS O JOGO COM O FOZ.

DEPOIS DISSO VEIO O JOGO DA CONSAGRAÇÃO, JOGO EM QUE TERIAMOS DE VENCER PARA NOS SAGRARMOS MATEMATICAMENTE CAMPEÕES E NÃO PARA QUE NINGUEM TIVESSE MAIS MARGEM DE DUVIDAS EM RELAÇÃO AO NOSSO VALOR. VENCEMOS POR 4 BOLAS A 0 E NO FINAL FIZEMOS A TÃO MERECIDA FESTA.

O ULTIMO JOGO DO CAMPEONATO OPUNHA-NOS AO ETERNO RIVAL SALGUEIROS. TODOS TINHAMOS A NOÇÃO DE QUE VENCER SERIA MUITO IMPORTANTE E ATÉ PARA VINGARMOS O RESULTADO DA PRIMEIRA VOLTA, NO ENTANTO A MINHA EQUIPA JÁ SE TINHA SAGRADO CAMPEÃ E ENTÃO NÃO EXISTIU A CONCENTRAÇÃO DOS OUTROS JOGOS, ESTIVEMOS A PERDER, VIRAMOS O JOGO, MAS JÁ MESMO NA PARTE FINAL PERMITIMOS O EMPATE AOS FORASTEIROS, NO ENTANTO NADA DISSO PERTURBOU A FESTA QUE JÁ ESTAVA PROGRAMADA E PODEMOS TODOS FESTEJAR A CONQUISTA DE UM OBJECTIVO COMUM.

ESTAVAMOS LÁ COM O PRIMEIRO LUGAR DA SÉRIE GARANTIDO, COM APENAS 3 EXPULSÕES DURANTE TODA A FASE REGULAR, COM MUITO MAIS GOLOS MARCAD DO QUE SOFRIDOS, COM A NOÇÃO DE QUE TINHAMOS FEITO HISTORIA POR SERMOS O PRIMEIRO ESCALÃO DE FORMAÇÃO DO S. C. CRUZ, DESDE A SUA FUNDAÇÃO A CONSEGUIR FICAR ENTRE OS 6 PRIMEIROS CLASSIFICADOS DE UM CAPEONATO.

DEPOIS DISSO VIERAM 45 DIAS DE PARAGEM, PARAGEM ESSA QUE COINCIDIU COM A ALTURA DOS EXAMES E QUE MAIS UMA VEZ SE NOTOU UMA GRANDE FALTA DE ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE POR PARTE DE ALGUNS ATLETAS. SABIAMOS QUE IAMOS DISPUTAR UMA FASE FINAL QUE NOS PODERIA DAR O TITULO DE CAMPEÕES DA 2ª DIVISÃO, MAS NEM MESMO ISSO MOTIVOU ALGUNS JOGADORES E CHEGAMOS A TER TREINOS COM APENAS 10/12 JOGADORES, MUITO POUCO PARA QUEM QUER SER CAMPEÃO E QUE LUTARIA COM OS CAMPEÕES DAS OUTRAS 5 SERIES.

ENTRAMOS NA FASE FINAL COM UMA DERROTA EM CASA, FOMOS EMPATAR AO MAIA, RECEBEMOS E VENCEMOS O AVES E O LEVERENSE, COLANDO-NOS AOS PRIMEIROS CLASSIFICADOS, MAS DEPOIS DISSO VEIO A PIOR PARTE, GOLOS NA PROPRIA, EXPULSÕES POR DUPLO AMARELO DE FORMA CARICATA, ENFIM, MAU DE MAIS PARA SER VERDADE. NO ENTANTO NO FINAL ACABAMOS EM 3º LUGAR, ATRÁS DA EQUIPA DE LOURENÇO DOURO E DO JUSTO CAMPEÃO TIRSENSE. EM NADA NOS SENTIMOS INFERIORES A QUALQUER EQUIPA DESTA FASE E DEMONTRAMOS QUE SE TIVESSEMOS TIDO UM POUCO MAIS DE CRER E AMBIÇÃO, PODERIAMOS TER CONQUISTADO MAIS ESTE TITULO.

CONFORME DISSE ÁS PESSOAS QUE ME ACOMPANHARAM DESDE O INICIO, EU ENTRAVA NO CRUZ PARA FAZER DA EQUIPA CAMPEÃ E SAIA NO FINAL DA ÉPOCA INEPENDETEMENTE DE TER OU NÃO CLUBE PARA TREINAR. E ASSIM SERÁ, TERMINOU O EU TRABALHO NO CRUZ, MUITA GENTE ME DEIXARÁ MUITAS SAUDADES, MAS A VIDA É ASSIM, NOVOS DESAFIOS SE LEVANTAM, NOVOS RUMOS TEMOS DE TOMAR E O MEU JÁ ESTÁ TOMADO.

IREI COLOCAR AQUI UMA PALAVRA DE AGRADECIMENTO PARA TODOS AQUELES QUE ME ACOMPANHARAM DURANTE TODA ESTA ARDUA CAMINHADA E ASSIM PRESTAR-LHES A DEVIDA HOMENAGEM.

0 comentários: