BRAVO

BRAVO

Para ti Capitão, Obrigado

O FUTEBOL...

O futebol é um assunto que dá pano para mangas, uma conversa que é muito relativa e que difere mediante a opinião de cada um.

Existem sempre situações que nos fazem repensar aquilo que andamos a fazer no futebol...

Como todos sabem, na época que terminou treinei o Desp. Leça do Balio no escalão de Juniores, quando lá cheguei, foi-me pedido que, disciplinasse a equipa e se possivel que no final da época existisse um jogador que pudesse ser aproveitado para a equipa sénior. Ninguem me pediu resultados, ninguem me pediu golos, ninguem me pediu vitórias sequer.

No entanto eu não sei andar no futebol apenas para competir, apenas para me divertir, mas sim para ganhar, assim como em tudo na vida. Quando entro em algo, quando aceito algum desafio, faço-o sempre com o mesmo pensamento, a VITÒRIA.

No DLB o pensamento não foi diferente, tentei reunir um leque de jogadores que me desse garantias de poder jogar para ganhar em qualquer campo. Fui buscar jogadores ao Leixões, ao Infesta, ao Padroense, ao Cruz, ao Progresso e até ao Rio Ave! Jogadores esses que foram para o clube apenas porque eu era o treinador.

No inicio da época foi preciso mudar muitas mentalidades, é um clube que não está habituado a ganhar, ou melhor, não existe uma regularidade de vitória, eu e a minha equipa técnica (Sérgio, Brito e Portela) assumimos que teria de ser diferente e assim fomos mentalizando os jogadores para isso.

Encontramos uma grande entrave, já que a maioria dos jogadores que fazia parte do clube não se enquadravam na nossa forma de jogar, tivemos de andar quase meia época a ensinar gestos técnicos de base!!! o que dificultou e muito a nossa tarefa de poder ficar no lugar que ambicionamos desde o inicio da época.

Erro de base, não dos jogadores mas de quem os andou a ensinar nos escalões anteriores.

A segunda volta foi bem diferente e apenas perdemos uma vez.

Conseguimos numeros impressionantes:
» 43 pontos conquistados.
» 63 golos marcados
» 28 golos sofridos
» Uma época inteira sem perder em casa
» 4º Lugar (Melhor classificação de sempre das camadas jovens daquele clube)
» 2º Lugar (com os mesmos pontos do primeiro classificado) na fase final
» 5 jogadores irão fazer a pré-época nos séniores (tinham-me pedido apenas um)

Conquistamos o respeito dos adversários, praticavamos bom futebol e tudo isso se deveu ao trabalho de uma equipa técnica e um grupo de jogadores fantasticos.

Depois disto foi-me proposto assumir a coordenação do futebol juvenil do clube, situação que aceitei com bom grado, até porque com a minha idade não é muito normal aparecerem oportunidades dessas.

Aqui também me deparei com mentalidades fechadas, pessoas mesquinhas e que nada percebem sobre futebol e organização, pessoas que à minha frente se faziam muito amigas e que nas minhas costas diziam mal de mim e do trabalho que estava a ser feito, mas nunca vi nenhum deles a pegar as "redeas" e tentar fazer, não digo melhor, mas fazer... Sabiam apenas dizer mal e "minar" um caminho que estava a ser traçado "degrau a degrau". Até o site está todo feito por mim. Há uma expressão que eu costumo utilizar e que se aplica aqui, ali naquele clube há pessoas que estão à espera dos sapatos do defunto. Só o que eles fazem é que está bem feito, mas resultados praticos são muito poucos.

No final da época e depois de estar todo o trabalho encaminhado, o presidente achou que afinal eu não era treinador para o clube, que afinal eu gostava muito de ganhar e não tolerava injustiças para com os que comigo trabalham, lembrou-se de me ligar para protestar porque eu tinha sido castigado pela associação, resumindo, abriu a porta para eu sair e eu sai.

Nunca estive agarrado ao lugar de treinador em nenhum clube e nunca estarei, ando no futebol porque o amo e porque conseguimos fazer amizades verdadeiras, mas também porque aprendemos a lidar com pessoas falsas. Pessoas essas que também encontramos na vida.

Saí do clube sem um obrigado, como se não tivesse cumprido e até melhorado os objectivos que me foram pedidos, Muitos dirão que ainda bem, mas esses são aqueles que não sabem o que é trabalhar arduamente e ter de fazer de tudo em prol de um clube, ou então aqueles que sempre foram contra mim apenas porque as minhas equipas ganham muitas vezes, mas tenho a noção que todos percebem aquilo que eu aqui escrevi.

Desejo a todos os que trabalharam comigo a melhor sorte do mundo, eu vou continuar a treinar, não num escalão que possa suscitar discussões como aquelas que aqui haviam, mas eu vou continuar a fazer o que gosto.

Nos proximos dias vocês saberão para onde vai este treinador que é muito incomodo, mas que gosta de ser assim e não ira mudar.

Isto não passa de um desabafo, situação que é efectuada aqui neste meu blog que tanto tenho descurado, devido a todo o trabalho que vinha tendo com a coordenação do futebol do DLB, mas agora tenho tempo e não vou deixar mais de o actualizar. espero que continuem a visita-lo porque é apenas por vocês que ele existe.

Felicidades a todos e obrigado por continuarem a ler o que aqui escrevo.

Deixo também um conselho, o futebol não é justo, mas vale a pena darmos tudo por ele.

Abraço a todos

Milton Ribeiro
Treinador de Futebol

0 comentários: