BRAVO

BRAVO

Para ti Capitão, Obrigado

MOTIVO DE ORGULHO PARA QUALQUER PORTUGUÊS

A defesa menos batida da Europa
CARLOS GOUVEIA

Se a qualidade das exibições do FC Porto não tem convencido muitos adeptos, há um dado em que não se pode apontar o dedo à equipa de Jesualdo Ferreira: a consistência defensiva. Apenas um golo sofrido em sete jornadas torna o bicampeão português na equipa menos batida da Europa. Um dado estatístico que ganha ainda mais significado se atendermos ao facto de ter havido mudanças sucessivas no quarteto mais recuado da equipa, o que reduz as rotinas e obriga a uma constante readaptação. Só duplas de centrais experimentadas foram três (Bruno Alves/Pedro Emanuel; João Paulo/Bruno Alves e Stepanov/Bruno Alves) e no lado esquerdo Fucile e Cech têm alternado a titularidade. Na baliza passou-se o mesmo. Helton fez os dois primeiros jogos, mas lesionou-se e Nuno passou a estar entre os postes nas três jornadas seguintes, enquanto o brasileiro recuperava. Entretanto, as redes continuam sem balançar.

O PSV de Eindhoven, orientado por Ronald Koeman, tem o mesmo registo e com o mesmo número de jogos do FC Porto, só que não está no primeiro lugar. Mas há outro dado que coloca a equipa de Jesualdo Ferreira como a melhor defesa: os minutos consecutivos que leva sem sofrer golos. Já são 580! João Pinto, do Braga, marcou na ronda inicial a Helton, aos 50', e desde então mais ninguém o conseguiu imitar na principal prova nacional. E mesmo na Liga dos Campeões só encaixou um golo do vice-campeão europeu. O melhor que o PSV conseguiu foi estar 515 minutos com a baliza inviolada.

Entre os líderes dos principais campeonatos europeus, o Bayern de Munique e o Real Madrid são os que mais se aproximam da qualidade defensiva dos dragões, com três golos sofridos. Os alemães, contudo, já disputaram nove jornadas contra as sete dos merengues e dos portistas. O pior registo de um líder dos principais campeonatos é do Lyon, com nove golos encaixados. Destaque ainda para o Manchester United, que ainda só foi batido em duas ocasiões. Em Itália, onde a imagem de marca é o futebol mais defensivo, o melhor registo pertence ao Inter de Milão, de Figo, com cinco golos sofridos.

Um elo português de betão

Não deixa de ser curioso que haja um português no eixo defensivo da outra equipa que ainda só sofreu um golo no seu campeonato. Manuel da Costa está lesionado, mas é presença habitual no onze do PSV Eindhoven. Contudo, a qualidade defensiva da equipa ainda não é suficiente para liderar a prova holandesa.


Os menos batidos por campeonato
País | CLUBE | GOLOS

Portugal FC Porto 1
Holanda PSV Eindhoven 1
Inglaterra Manchester United 2
Espanha Real Madrid 3
Alemanha Bayern de Munique 3
Itália Inter de Milão 5
França Nancy 6

0 comentários: