BRAVO

BRAVO

Para ti Capitão, Obrigado

DESP. LEÇA DO BALIO 1 - 1 SPORT PROGRESSO

Um jogo que reuniu duas das melhores equipas deste campeonato, num relvado em excelentes condições para a pratica do futebol.

Como seria de esperar, este não foi um jogo de grandes oportunidades de golo, pela forma de jogar de ambas as equipas, porque o Progresso marcou cedo e cedo deixou de atacar, porque o Leça do Balio continua a ter grandes lacunas na frente de ataque e pela pressão que este jogo colocava nos jogadores de ambas as equipas.

O Leça do Balio partiu para este jogo em 5º lugar, sabendo que dependia do que aconteceria no jogo do Gondim com o Vilar do Pinheiro, no entanto sabia que teria de vencer o seu jogo para poder somar tres pontos e subir ao 4º lugar.

O Progresso por sua vez defendia o primeiro lugar e sabia que não podia perder pontos, porque a aproximação dos adversários directos era uma realidade em caso de perda de pontos.

Ambas as equipas entraram cautelosas, mas dispostas a lutar para vencer o jogo, o Progresso chegou ao golo logo aos 4 minutos de jogo, aproveitando uma falta inexistente a meio do meio campo defensivo do Leça do Balio, onde Barek (excelente jogador) rematou directo, mas fraco e aproveitando o vento e a passividade do guarda-redes da casa para inaugurar o marcador. Nada faria prever que aquele lance que, à partida, parecia inofensivo, seria o lance de maior perigo da equipa do Progresso durante a primeira parte.

O Leça do Balio tentou reequilibrar o jogo e começou a ir para "cima" da defesa dos forasteiros, mas não é à toa que a equipa do Amial é a melhor defesa da prova. Os homens da casa poderiam ter empatado o jogo, msa alguma falta de discernimento dos avançados Balienses, depois de uma defesa de Daniel a um canto em que a bola sobrou para Oliveira, mas este no centro da área não conseguiu rematar, ainda antes do intervalo, os homens da casa remataram e um defensor verde e branco cortou a bola mesmo em cima da linha de golo. O jogo terminava logo a seguir, mas não sem antes a pior situação do jogo ter acontecido, quando Faria, num choque com um defensor do Progresso, partiu o nariz (mais uma vez um jogador Baliense a sair prejudicado devido à virilidade dos adversários) quando este elevou o cotovelo até à cara do 20 Baliense. Infelizmente estas coisas acontecem...

No intervalo pedi à minha equipa para jogar com o "coração" e para fazer o jogo que o Progresso tinha feito na primeira parte, aproveitando o forte vento que se fazia sentir, o Progresso tentava responder em contra-ataque, mas sem grandes frutos, assim como o Leça do Balio não ia criando oportunidades flagrantes de golo, um jogo muito disputado, com duas equipas a tentarem fazer o seu melhor e dignificando, não só o futebol, como os emblemas que representam.

O Leça do Balio teve uma situação dentro da área forasteira em que reclamou grande penalidade, numa entrada de Daniel sobre Martins, mas que o arbitro não entendeu como faltosa, a seguir o guarda-redes da casa obriga o guarda-redes forasteiro à defesa da tarde (!!!!) depois de um remate em que aproveitou o vento para tentar desfeitiar o guarda-redes da equipa menos batida do campeonato, mas este esteve à altura e efectuou uma grande defesa.

O golo do empate surgiu num lance identico ao anterior entre Martins e Daniel, no entanto se no primeiro acho que houve falta do guarda-redes forasteiro, neste acho que houve falta do avançado Baliense, no entanto o arbitro também não assinalou e Martins, como lhe competia, estabeleceu a igualdade. Depois disso assistiu-se a mais do mesmo, um jogo de parada e resposta e onde se viu decisões da equipa de arbitragem que ninguem entendia, ambas as equipas sairam com razões de queixa. O jogo terminou aos 54 minutos (!!!) da segunda parte com uma igualdade a um golo.

Assistimos no fim ao desespero de uma equipa que tem lutado para ser campeã e à indignação dos seus elementos, sem duvida que a equipa do Progresso tem sido aquela que mais tem feito para se manter no primeiro lugar da série, é a melhor defesa e pratica um futebol que salta à vista. Faltam três jogos e nenhuma equipa pode desistir, todas têm de lutar até ao fim e o Progresso terá de fazer isso. Parabens aos seus jogadores pelo futebol que praticam, pelo fair-play que tiveram para com os jogadores adversários e força para os proximos jogos.

Aos meus jogadores que demonstraram que o lugar que ocupam não é, nem de perto, aquele que merecem, no entanto o futebol já me ensinou que não basta jogar bem, é preciso acima de tudo vencer, marcar mais golos que o adversário e nisso temos tido algumas lacunas. Lutaram com o coração, foram autenticos guerreiros e quiseram vencer o jogo, encarando os primeiros classificados nos olhos, com respeito, mas com a arrogancia de querer vencer, não prestando vassalagem a ninguem. Conquistamos a melhor época de sempre de todas as camadas jovens do Desportivo de Leça do Balio e isso já ninguem nos tira. O nosso nome vai ficar para sempre gravado na historia do clube.

Uma palavra para o Faria que partiu o nariz e que mesmo assim demonstra uma vontade enorme de jogar e ajudar os seus colegas. Obrigado "filho" pelo teu empenho e dedicação, tenho pena que tenha acontecido numa altura em que estavas numa forma fantastica, mas esperamos por ti, disso podes ter a certeza.

Ao Pedro que foi expulso neste jogo, em prol da equipa, numa falta tão evidente como necessária, os grandes jogadores são assim, sacrificam-se em prol de uma equipa, de um grupo, de uma familia. Obrigado.

Vamos continuar a lutar malta, o Leça do Balio é pequenino, mas estamos a fazer com que cresça a olhos vistos.

0 comentários: