BRAVO

BRAVO

Para ti Capitão, Obrigado

VIDA DIFICIL A DE TREINADOR...

Esta noticia "abalou" todo o mundo do futebol e quer se goste ou não, de José Mourinho, ninguém fica indiferente a ela.

Aquilo que me apraz dizer e, aproveitando que o blog é meu onde apenas eu posso censurar o que aqui é escrito, é que: José Mourinho é reconhecido por todos como um dos melhores treinadores de futebol de 11 do mundo, para alguns é mesmo o melhor.
Nas ultimas seis ou sete épocas conquistou diversos trofeus, duas vezes campeão nacional pelo F. C. Porto, vencedor da Taça Uefa, da Liga dos Campeões, venceu ainda a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira, tudo isto em apenas duas épocas e meia!!!
Quando se transferiu para o Chelsea, clube que já não vencia a Premiership há mais de 50 anos, foi visto como o "salvador", o homem que seria capaz de devolver o Chelsea aos momentos de gloria de um passado longinquo.
Foi-lhe dada toda a autonomia para fazer o que quisesse com toda a estrutura do futebol do Chelsea e ele assim fez. Transformou jogadores banais, que nunca tinham ganho nada, em grandes campeões. Fez do Chelsea campeão inglês ao fim de 50 anos, melhor ainda, fez do Chelsea bi-campeão inglês, feito nunca alcançado anteriormente por qualquer treinador que tivesse chegado há apenas duas épocas ao futebol da terra de sua Majestade.
Durante a terceira época como treinador do colosso "russo", começou-se a perceber que existia, dentro do proprio clube, quem quisesse "minar" o trabalho de Mourinho. Peter Kenyon, talvez, o mesmo homem que o foi buscar ao F. C. Porto, no entanto Mourinho manteve-se inabalavel e continuou com o seu trabalho, efectivamente e é um facto, Mourinho não venceu o tri-campeonato, perdeu para o "fraquinho" Man Utd, clube que nunca ganhou nada!!!!!!!!!
Foi Mourinho que apresentou a sua demissão, mostrou mais uma vez que é portador de um grande caracter e que não está "agarrado" ao lugar. Foi ele quem apresentou a demissão, porque não aceitava que se intrometessem no trabalho dele da forma que se estava a tentar meter, ele (Mourinho) sabe melhor do que ninguem o que é ser lider, sabe também ocupar o seu espaço e não permite que ninguém o tente transpor.
Mais uma vez ficou provado o porquê de Mourinho de auto-intitular "The Special One", porque ele, ao contrário de muito, é mesmo "O Especial", para isso deu todas as provas possiveis no futebol. Foi ele quem venceu o Sporting por 3-0 e encostou Manuel Vilarinho á parede, não acreditaram e ele foi para Leiria, num dos treinos, mandou o Presidente do clube e alguns dos Admnistradores para fora do campo onde ele treinava a equipa, é o mesmo homem que teve a coragem de castigar o "grande" Vitor Baia, simbolo maximo do F. C. P., é dessa forma que Mourinho encara tudo na vida como treinador. Com seriedade, com ambição, com muita competência, mas acima de tudo com muita paixão.
Não pretendo com isto bajular José Mourinho, até porque sei, que esta minha opinião nunca lhe chegará, mas como treinador de futebol, decidi expressar aqui o meu desagrado para com o mundo do futebol.
Estas coisas não se passam só com Mourinho, aconteceu também com Fernando Santos, Manuel Cajuda enquanto estava no Braga acontece por esse mundo futebolistico fora. Há treinadores que aceitam, outros há que são mais fortes do que isso e batem com a porta.
Apenas para reflectirem, vou deixar aqui uma das opiniões dadas pelo Mister Carlos Carvlhal numa das aulas do meu curso de Treinador. Dizia ele: "... (Q)uando cheguei com o Leixões ao final da Taça de Portugal, senti sempre um grande apoio de parte de toda a gente, quer conhecidos, quer desconhecidos. Quando saia dos treinos, tinha lá mais uma pessoa a felicitar o meu trabalho e a dar-me palmadinhas nas costas e assim foi até à final. Tudo estava em estado de graça, no entanto isso apenas durou 90 minutos, porque Jardel acabou com o nosso "sonho". No final e , após a derrota, deparei-me com uma situação que eu achava que não aconteceria. Estava sozinho, olhava em volta e não tinha ningém perto de mim, as mesmas pessoas, internas ou externas ao clube já não estavam ali, já não havia palmadinhas nas costas, nem que fosse para dizer - deixa lá, perdemos com o Sporting. Nos dias seguintes verifiquei que ou se ganha ou não se presta para nada. A vida de treinador é ingrata e assim continuará a ser, por isso meus amigos, mantenham a distancia e deconfiem sempre daqueles que vos dão palmadinhas nas costas, será a maior parte deles que também vos puxará o tapete quando as coisas não correrem bem."
Desculpem este meu abuso e espero que consigam entender que apenas tentei expressar aqui os meus sentimentos...

0 comentários: